#CAMARA#

Comissão de Serviços Públicos

ATA : Nº 0022
PROCESSO : Indicação n.º 057/2019
PROPONENTE : Ver. Jucimar Antônio Merlo

"Construir uma ciclovia, no perímetro urbano, às margens da BR-470."

Ementa: Solicito para que o Executivo Municipal, através de seu órgão competente, estude a possibilidade de construir uma CICLOVIA, no perímetro urbano, às margens da BR-470.

            Parecer: Pela APROVAÇÃO.

 

JUSTIFICATIVA

 

Construir ciclovias significa preservar vidas, pois a bicicleta é frágil frente ao tamanho e velocidade dos demais veículos nas ruas. Em locais onde ciclovias foram implantadas na cidade, o uso da bicicleta cresceu espantosamente. Estrutura cicloviária induz demanda. O uso da bicicleta é benéfico à saúde dos cidadãos, pois o simples fato de usar a bicicleta como transporte os afasta do sedentarismo e de todos os problemas de saúde deles decorrentes. A atividade física regular previne doenças cardíacas e AVCshipertensão, ajuda a prevenir e a controlar o diabetes, aumenta a resistência aeróbica, reduz a obesidade, ativa a musculatura de todo o corpo, diminui a ocorrência de doenças crônicas, faz bem para a saúde do idoso e aumenta o tempo de vida. O uso da bicicleta melhora a qualidade de vida de quem a utiliza, não só pelo ganho em saúde, mas também pela diminuição do stress, melhorando os relacionamentos interpessoais e humanizando o trânsito e a cidade. A bicicleta é um veículo silencioso e sua adoção em maior escala trará uma diminuição da poluição sonora da cidade. A Política Nacional de Mobilidade Urbana, que tem força de Lei Federal, tem como uma de suas diretrizes a “prioridade dos modos de transportes não motorizados sobre os motorizados”, determinando que o uso de bicicletas deve ter prioridade sobre o uso do automóvel. A construção de ciclovias cumpre, também, uma das diretrizes dessa Lei que vem de encontro ao aumentando consideravelmente de munícipes que escolheram como forma de praticar exercícios físicos, andar de bicicleta. Com a instalação da iluminação pública às margens da BR-470 cria-se a possibilidade de oferecer através da Ciclovia, um espaço privilegiado para as pessoas realizarem seus passeios à noite.  

 

            Após análise da referida Indicação, a Comissão de Obras e Serviços Públicos apresenta parecer pela APROVAÇÃO do mesmo.

 

            É o parecer.

 

            Veranópolis, 12 de agosto de 2019.

   

   

Ver. Thomas Schiemann (PDT)
Presidente

Ver. Danilo Balotin (PP)
Vice-Presidente

Ver. Alcides Rigo (PMDB)
Relator

Documento publicado digitalmente por ALINE PILETTI em 23/08/2019 às 15:13:24. Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 092684a7c15bec92e9cc3f44a62991f8.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://www.camaraveranopolis.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 7719.