Câmara de Vereadores de Veranópolis

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES

VERANÓPOLIS - RS

008/2018 19/02/2018 0004
Ver. Jucimar Antônio Merlo
"Oferecer, gratuitamente, aos Munícipes portadores de necessidades especiais, de forma integral, tratamento terapêutico através de Equoterapia."

SR. PRESIDENTE, o Vereador subscrito vem à presença de Vossa Excelência propor que, após ouvido o Plenário seja encaminhado o seguinte.

Indicação:

  

Solicito ao Executivo Municipal para que, através de Secretaria da Saúde ou através de Convênio com a APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais), ofereça gratuitamente, aos munícipes portadores de necessidades especiais, de forma integral, o tratamento terapêutico através da EQUOTERAPIA.

 

 

JUSTIFICATIVA:

 

A presente Indicação tem por objetivo atender a uma demanda existente de munícipes, que por questões financeiras se sentem impossibilitados de prosseguirem com a reabilitação das dificuldades motoras e sensoriais de seus familiares. Para os leigos, a equoterapia é indicada a crianças portadoras de paralisia cerebral, autismo, atraso do desenvolvimento motor, Síndrome de Down e déficit de atenção e hiperatividade. Alguns benefícios observados como resultados da prática da equoterapia: Melhoria na postura, pois, permite o alinhamento, controle e equilíbrio do tronco; melhoria na coordenação motora e a integração sensorial; melhoria no tônus muscular; estimulação as reações de ajuste corporal; melhoria na autoestima da criança; estimulação ao tato, memória e concentração, orientação no espaço, percepção visual e auditiva; diminuição da agressividade tornando a criança mais sociável. Em face às possibilidades de melhorias na qualidade de vida acima expostas, conclamo aos colegas para o integral apoio à aprovação e colocação em prática deste importante serviço a comunidade veranense.

JUCIMAR ANTONIO MERLO

Vereador

Documento publicado digitalmente por ALINE PILETTI em 19/02/2018 às 16:47:45.
Chave SHA256 para verificação de integridade desta publicação e3b0c44298fc1c149afbf4c8996fb92427ae41e4649b934ca495991b7852b855.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://www.camaraveranopolis.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 3338.