Câmara de Vereadores de Veranópolis

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES

VERANÓPOLIS - RS

004/2018 08/02/2018 0003
Ver. Thomas Schiemann
"Formalizar convênios para realização de cirurgias ortopédicas pelo SUS, com o objetivo de atender a demanda reprimida que existe hoje em nosso Município."

SR. PRESIDENTE, o Vereador subscrito vem à presença de Vossa Excelência propor que, após ouvido o Plenário seja encaminhado o seguinte.

Indicação:

  

Tendo em vista ser de conhecimento comum que um dos princípios que regem a saúde pública, além da universalidade da cobertura e do atendimento e da igualdade, é o princípio da solidariedade financeira, uma vez que a saúde é financiada por toda a sociedade, sendo, portanto, a responsabilidade dos Estados e Municípios  solidária  no sentido de prestar o atendimento necessário na área da saúde, incluindo os serviços de procedimentos médicos/cirúrgicos especializados aos que deles comprovadamente necessitem, INDICO  ao Executivo Municipal a necessidade urgente de ser  estudada uma forma legal e funcional que torne  viável a formalização de convênios  com Hospitais que possuam aparato técnico e de pessoal para procedimento de cirurgias ortopédicas, com o objetivo maior de atender a demanda reprimida que  existe hoje em nosso Município.

 

JUSTIFICATIVA

O Convênio pode ser firmado entre municípios que fazem parte da Regional de Saúde, Consórcio Intermunicipal de Saúde, Hospitais habilitados.

Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, há um grande contingente de munícipes na espera por uma cirurgia ortopédica em Veranópolis.

O problema na área ortopédica não é somente em Veranópolis e sim em todo o Brasil. A tabela do SUS repassa, aos médicos, um valor muito inferior ao que eles recebem em convênios particulares, então, temos poucos ortopedistas interessados em atender ao SUS, por isso somente com convênios e aplicação de recursos específicos se poderá solucionar ou ao menos minimizar o grande problema da demanda não atendida.

THOMAS SCHIEMANN

Vereador

Documento publicado digitalmente por ALINE PILETTI em 08/02/2018 às 16:29:28.
Chave SHA256 para verificação de integridade desta publicação e3b0c44298fc1c149afbf4c8996fb92427ae41e4649b934ca495991b7852b855.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://www.camaraveranopolis.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 3276.