|
||||
|---|---|---|---|---|
| 049/2026 | 29/04/2026 | 0010 | ||
| Ver. Rodrigo Felipe Angonese Costa | ||||
| "Estudar a possibilidade de implantação de espaços e equipamentos adaptados para pessoas com deficiência, incluindo pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), nas praças, parques e demais áreas públicas do Município, visando promover inclusão, acessibilidade e qualidade de vida." | ||||
|
SR. PRESIDENTE, o Vereador subscrito vem à presença de Vossa Excelência propor que, após ouvido o Plenário seja encaminhado o seguinte. Indicação:
Solicito ao Executivo Municipal para que, através do seu órgão competente, estude a possibilidade de implantação de espaços e equipamentos adaptados para pessoas com deficiência, incluindo pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), nas praças, parques e demais áreas públicas do Município, visando promover inclusão, acessibilidade e qualidade de vida.
JUSTIFICATIVA
A presente indicação tem como objetivo garantir que os espaços públicos do Município sejam verdadeiramente inclusivos, possibilitando que todas as pessoas, independentemente de suas limitações, possam usufruir de forma segura e digna das áreas de lazer e convivência. Pessoas com deficiência, incluindo aquelas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), frequentemente encontram barreiras físicas e sensoriais nos espaços públicos, o que limita seu acesso e participação social. A implantação de espaços e equipamentos adaptados proporcionará: - inclusão social e acessibilidade; - estímulo ao desenvolvimento motor e sensorial; - promoção da saúde e bem-estar; - fortalecimento da convivência familiar e comunitária; - valorização dos espaços públicos.
A iniciativa está alinhada aos princípios da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência e da Lei nº 12.764/2012, que asseguram o direito à acessibilidade e à inclusão em espaços públicos.
A implantação pode ocorrer por meio da adaptação de espaços já existentes, com a instalação de equipamentos inclusivos, tais como: balanços adaptados para cadeirantes; gangorras acessíveis; brinquedos com proteção lateral; pisos emborrachados e táteis; circuitos sensoriais; áreas de descanso adaptadas; sinalização acessível. Sugere-se que o Executivo Municipal:
Trata-se de uma medida de grande relevância social, que promove inclusão, dignidade e igualdade de oportunidades, garantindo que os espaços públicos sejam acessíveis a todos.
RODRIGO COSTA VEREADOR |
||||
|
Documento publicado digitalmente por ALINE PILETTI em 29/04/2026 às 09:08:14.
Chave SHA256 para verificação de integridade desta publicação e3b0c44298fc1c149afbf4c8996fb92427ae41e4649b934ca495991b7852b855. A autenticidade deste poderá ser verificada em http://www.camaraveranopolis.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 30891. |
||||