#CAMARA#

Comissão de Constituição e Justiça

ATA : Nº 0006
PROCESSO : Indicação n.º 030/2026
PROPONENTE : Ver. Rodrigo Felipe Angonese Costa

"Avaliar a possibilidade de elaborar um plano de ação municipal voltado à ampliação da identificação e diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA) em adultos e pessoas idosas, em consonância com a Lei nº 15.256/2024, recentemente sancionada no Brasil."

Ementa: Solicito ao Executivo Municipal para que, avalie a possibilidade de elaborar um plano de ação municipal voltado à ampliação da identificação e diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA) em adultos e pessoas idosas, em consonância com a Lei nº 15.256/2024, recentemente sancionada no Brasil.

            Parecer: Pela APROVAÇÃO.

 

JUSTIFICATIVA

 

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição do neurodesenvolvimento que pode acompanhar a pessoa ao longo de toda a vida. No entanto, durante muitos anos, o diagnóstico esteve fortemente associado apenas à infância, o que fez com que muitos adultos e idosos permanecessem sem diagnóstico adequado.

A Lei nº 15.256/2024 surge justamente com o objetivo de incentivar políticas públicas que ampliem o acesso ao diagnóstico do TEA também na vida adulta e na terceira idade, possibilitando que essas pessoas recebam acompanhamento adequado, orientação familiar e acesso a serviços de saúde e assistência.

 

            Após análise da referida Indicação, a Comissão de Constituição e Justiça apresenta parecer pela APROVAÇÃO da mesma.

 

            É o parecer.

 

            Veranópolis, 20 de março de 2026.

   

   

Ver. Rodrigo Felipe Angonese Costa (PSD)
Presidente

Ver. Rudivan de Lara (PP)
Vice-presidente

Ver. Clóvis Antônio Simioni (PP)
Relator

Documento publicado digitalmente por ALINE PILETTI em 24/03/2026 às 10:55:38. Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 89cc9f67c48e6f30871686a7ad73ab75.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://www.camaraveranopolis.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 30631.