Câmara de Vereadores de Veranópolis

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES

VERANÓPOLIS - RS

238/2025 15/12/2025 0040
Ver.ª Suzane Bertocco
"Indicação da Senhora Nilta Maria Cardoso de Lucena, para receber a Concessão da Condecoração Medalha do Mérito Legislativo “MEDALHA FEMAÇÔ."

SR. PRESIDENTE, o Vereador subscrito vem à presença de Vossa Excelência propor que, após ouvido o Plenário seja encaminhado o seguinte.

Indicação:

  

Solicito ao Legislativo Municipal, através da sua Presidência, para que encaminhe para análise do Plenário a Indicação da Senhora Nilta Maria Cardoso de Lucena,  para receber a Concessão da Condecoração Medalha do Mérito Legislativo “MEDALHA FEMAÇÔ.

            JUSTIFICATIVA

 

Nascida nos campos de Boa Vista, interior de São Francisco de Paula, em 17 de novembro de 1936. Seu sonho desde pequena era ser professora. Em 1956 Nilta recebeu o diploma de professora estadual na Escola Normal Santa Teresinha de Taquara.

Casou-se com o amor de sua vida: Honero Castilhos de Lucena e tiveram 03 filhas: Marilucia, Marilene e Nilmari (in memoriam).

Como a vida estava difícil, mudaram-se para Flores da Cunha, onde Honero começou a trabalhar como escrivão distrital de Otávio Rocha e ela como professora estadual.

Mas foi numa edição da Femaçã que a vida da família mudou radicalmente. Vieram para Veranópolis para prestigiar a Festa da Maça, assistiram ao desfile nas escadarias da loja Farina e a Lucia e Lene falaram: Mãe vem pra cá, que a gente vem também. Por detalhe, na ocasião, aqui em Veranópolis havia vaga no Registro Público, concurso que ela tinha feito e passado em quarto lugar. No dia 13 de julho de 1973, dona Nilta assume o cargo de Oficial dos Registros Públicos de Veranópolis.

Começou a participar de grupos que trabalhavam pela comunidade. Associaram-se à Sociedade Alfredochavense e sendo casal vice-presidente da entidade promoveram a Primeira Comenda Príncipe de Piemonte.

Foi domadora do Lions Clube, fez parte do grupo de mulheres lideradas por Hilda Hoffman Peruffo, que buscavam tirar das ruas os pedintes. Buscava ações para melhorar a qualidade de vida das pessoas principalmente dos bairros São Francisco e Santo Antônio.

Foi patroa do CTG Rincão da Roça Reúna por 4 anos. Participou das ações da APAE e atuou na criação do Lar São Francisco.

No Cartório de Registro Civil teve a oportunidade de ajudar os que não eram registrados, os que perdiam as certidões, os que não sabiam aonde eram registrados.

 

 

  SUZANE BERTOCCO

Vereadora

Documento publicado digitalmente por ALINE PILETTI em 15/12/2025 às 14:55:01.
Chave SHA256 para verificação de integridade desta publicação e3b0c44298fc1c149afbf4c8996fb92427ae41e4649b934ca495991b7852b855.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://www.camaraveranopolis.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 29680.