#CAMARA#

Comissão de Homenagens e Títulos

ATA : Nº 0002
PROCESSO : Moção n.º 006/2025
PROPONENTE : Ver. Cleverson Evandro Kufner, Ver. Clóvis Antônio Simioni , Ver. Elias César Nalin Dornelles, Ver. Eloi Cirino da Silva, Ver. Rodrigo Felipe Angonese Costa, Ver. Rudivan de Lara, Ver. Vanderlei Zanotto, Ver.ª Adriane Maria Parise e Ver.ª Suzane Bertocco

"MOÇÃO DE RECONHECIMENTO ao Senhor Graciano Angonese, que completou 100 anos no dia 17 de dezembro de 2024."

Moção:

  

Ementa: Com base no Art. 127 do Regimento Interno desta Casa Legislativa, propomos ao Plenário MOÇÃO DE RECONHECIMENTO ao Senhor  Graciano Angonese, que completou 100 anos no dia 17 de dezembro de 2024.

JUSTIFICATIVA

 

Seu Graciano Angonese nasceu no dia 17 de dezembro de 1924 em Veranópolis. Filho de Maria Felipini e Verginio Angonese que vieram da Itália, escolherem Veranópolis para formar a sua família.

Graciano tinha 7 Irmãos, sem muitas condições, a atividades da época era na roça e como ele conta comeram muita polenta e pão.

Aos 18 anos serviu o exército, trabalhando nos trilhos do trem em Bento Gonçalves.

Mais tarde em Chapecó, Santa Catarina onde conheceu Terezinha Vicenza Fossá, sua futura esposa. Voltando com ela para Santo Isidóro, onde se casaram no dia 14 de agosto de 1953. Sua companheira faleceu no ano de 2019.

Essa união gerou seus 5 filhos:  Nédio, Olvindo, Bento, Ivo e Eulália.

A família toda trabalhava como agregados da família Galiaci, depois como agregados nos Capuchinhos, com os Padres. Acordavam antes do sol nascer tirando o leite, levando a cavalo para o café da manhã dos seminaristas e só paravam muito tarde da noite.

Assim foram 17 anos, cuidando dos afazeres gerais da Fazenda.

Após residiram em Sapupema, onde mora até hoje.

Muito trabalhador, seguiu com o trabalho pela Prefeitura arrumando estradas, depois como  vigilante no depósito de explosivos e após Vigilante da praça da Igreja Matriz no centro de Veranópolis onde se aposentou.

Mesmo com muita dificuldade dos tempos, sua personalidade séria, onde  apenas um "assovio" chamava seus filhos para as tarefas, a família abraçou junto com trabalho duro para superar as dificuldades.

Sua maior diversão era se pilchar à capricho para ir aos Rodeios, vestimentas essas, que estampam a parede de seu quarto até hoje, sem deixar ninguém encostar, tratando como relíquia.

Também era campeão de jogo de "Mora Italiana", entre os amigos era disputado como parceiro, pois era muito bom no raciocínio.

 

            Após análise da referida indicação, a Comissão de Homenagens e Títulos apresenta parecer pela APROVAÇÃO da mesma.

 

            É o parecer.

 

           

Veranópolis, 13 de janeiro de 2025.

   

   

Ver. Vanderlei Zanotto (PP)
Presidente

Ver. Clóvis Antônio Simioni (PP)
Vice-presidente

Ver. Elias César Nalin Dornelles (PSD)
Relator

Documento publicado digitalmente por ALINE PILETTI em 17/01/2025 às 15:26:08. Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 7776c3ff1f188a3e430b53da56245361.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://www.camaraveranopolis.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 25774.