#CAMARA#

Comissão de Homenagens e Títulos

ATA : Nº 0033
PROCESSO : Indicação n.º 195/2023
PROPONENTE : Ver.ª Adriane Maria Parise

"Indicação do músico e regente, SENHOR DIRCEU ANDRIOLI, que há 20 anos esta a frente da Orquestra de Sopros de Veranópolis, e em seu nome homenageando a Orquestra de Sopros de Veranópolis, que é símbolo de cultura musical no município, para receber a Concessão da Condecoração Medalha do Mérito Legislativo “MEDALHA FEMAÇÔ."

Indicação:

  

Ementa: Solicito ao Legislativo Municipal, através da sua Presidência, para que encaminhe para análise do Plenário a Indicação do músico e regente, SENHOR DIRCEU ANDRIOLI, que há 20  anos esta a frente da Orquestra de Sopros de Veranópolis, e em seu nome homenageando a Orquestra de Sopros de Veranópolis, que é símbolo de cultura musical no município,  para receber a Concessão da Condecoração Medalha do Mérito Legislativo “MEDALHA FEMAÇÔ.

JUSTIFICATIVA

 

Dirceu começou a estudar música aos 09 (nove) anos de idade com o Maestro Pernambuco (Gerson de Carvalho) -In memória, na banda Municipal de Carlos Barbosa, aos 14 anos foi chamado para tocar em uma banda (CONJUNTO MUSICAL) da cidade e aos 16 anos já tocava profissionalmente animando bailes e jantares sociais, em várias cidades dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, além de algumas cidades da Argentina.

Na segunda metade da década de 90, atuou como professor de flauta doce por vários anos. Neste mesmo período foi convidado para tocar trompete na Orquestra Municipal de Garibaldi, onde permaneceu por mais de 20 anos. Em 1998 foi convidado para dar aulas de trompete e coordenar a Banda Marcial da Escola Irmã Teofânia, da cidade de Garibaldi, e a partir daí inúmeros outros convites surgiram: Banda Marcial da Escola Santo Antônio- Garibaldi, Banda Marcial de Coronel Pilar, Banda Marcial do Colégio Sagrado Coração de Jesus, entre outras. Em 2002, passou a fazer parte da Orquestra Municipal de Carlos Barbosa, como trompetista. Seguiu como assistente até 2013, ano que assumiu a regência e direção artística, cargo onde permanece atualmente. Em 2004 foi chamado para reger a Orquestra de Sopros de Veranópolis, cargo que ocupa até os dias de hoje, sendo assim, está prestes a completar 20 anos à frente do grupo. Nestes 20 anos contribuiu de forma significativa para a estruturação da Escola Matilde Cagliari, que atende atualmente cerca de 100 alunos em oficinas de gaita, violino, violão, sopros entre outros.

Atualmente desenvolve as seguintes atividades: Maestro arranjador e diretor artístico: Orquestra de Sopros de Veranópolis; Orquestra Municipal de Carlos Barbosa, Orquestra de Sopros de Faria Lemos Maestro da Banda Marcial Regina Coeli de Veranópolis.

 

 

            Após análise da referida indicação, a Comissão de Homenagens e Títulos apresenta parecer pela APROVAÇÃO da mesma.

 

            É o parecer.

            Veranópolis, 06 de dezembro de 2023.

   

   

Ver.ª Mara Lourdes Garib Guzzo (MDB)
Presidente

Ver. Vanderlei Zanotto (PP)
Vice-presidente

Ver. Cristiano Valduga Dal Pai (PDT)
Relator

Documento publicado digitalmente por ALINE PILETTI em 08/12/2023 às 15:35:58. Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação c7167261e7ee6bf668bfa0324902e3f2.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://www.camaraveranopolis.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 22554.