#CAMARA#

Comissão de Homenagens e Títulos

ATA : Nº 0028
PROCESSO : Moção n.º 164/2023
PROPONENTE : Ver. Luis Carlos Comiotto, Ver. Cristiano Valduga Dal Pai, Ver. João Guilherme Mazetto, Ver. Rodrigo Felipe Angonese Costa, Ver. Vanderlei Zanotto, Ver.ª Adriane Maria Parise , Ver.ª Gioconda Carla Dal Ponte , Ver.ª Mara Lourdes Garib Guzzo e Ver.ª Maria de Lourdes Gregol

"Moção de Reconhecimento, à Senhora Cesira Rosina Pagnoncelli Zuchinali, que completará 100 anos em 15 de novembro de 2023."

Moção:

  

Ementa: Com base no Art. 127 do Regimento Interno desta Casa Legislativa, propomos ao Plenário Moção de Reconhecimento, à Senhora Cesira Rosina Pagnoncelli Zuchinali, que completará 100 anos em 15 de novembro de 2023.

JUSTIFICATIVA

 

Justificamos a presente solicitação por tratar-se de um momento marcante na vida da idosa, bem como da Comunidade Veranense, são poucas pessoas que possuem a graça de completar um centenário de vida. Mãe de sete filhos, 9 netos e 3 bisnetos que são sua maior alegria. Também conhecida como “Chásira”, “Tzira”, a“Cesira”, a “D. Sergina”, a “Mãe dos Pobres”, a “Esposa”, a “Mãe”, a “Sogra”, a “Irmã”, a“Tia”, a “Cunhada”, a “Amiga”, a “Vó Zuchi”, a “Bisa”.

De descendência italiana, das famílias Sperandio e Pagnoncelli, Cesira herdou entre outras coisas a garra, a determinação, a força de trabalho e a vontade de vencer e de viver. A família de Dona Cesira fixou residência em Vila Azul, Linha Carlos Gomes. A casa de Luigi Pagnoncelli, depois de Elias, pai de Dona Cesira ainda pode ser encontrada junto à residência de Olivo Pagnoncelli.

Traz consigo a memória dos primeiros trabalhos após o matrimônio que eram costurar vestidos de noiva para fora e fantasias de carnaval, de forma artesanal. Dona Cesira também foi precursora em fazer “plisses”, fazia os moldes em papel pardo, tudo com muito cuidado e dedicação. Tem um papel muito importante na comunidade Veranense por ser a cozinheira principal de um dos pratos típicos da cultura italiana, o mondongo, preparando por vários anos no salão da gruta Nossa Senhora de Lourdes o prato que ficou conhecido como “Mondongo da Dona Cesira”, da Festa de São Luiz Gonzaga.

 Veranópolis é conhecida por ser Cidade Amiga do Idoso e nada mais justo que valorizar estes momentos.

 

            Após análise da referida indicação, a Comissão de Homenagens e Títulos apresenta parecer pela APROVAÇÃO da mesma.

 

            É o parecer.

            Veranópolis, 30 de outubro de 2023.

   

   

Ver.ª Mara Lourdes Garib Guzzo (MDB)
Presidente

Ver. Vanderlei Zanotto (PP)
Vice-presidente

Ver. Cristiano Valduga Dal Pai (PDT)
Relator

Documento publicado digitalmente por ALINE PILETTI em 01/11/2023 às 10:37:41. Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 87b31ff38de78340e45b8c2d6b55fe19.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://www.camaraveranopolis.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 22101.