Câmara de Vereadores de Veranópolis

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES

VERANÓPOLIS - RS

092/2023 01/06/2023 0014
Ver. Cristiano Valduga Dal Pai, Ver. João Guilherme Mazetto, Ver. Rodrigo Felipe Angonese Costa e Ver. Vanderlei Zanotto
"Realizar um estudo técnico sobre a utilização de um produto formado por um grupo de bactérias para a compostagem de resíduos orgânicos (esterco) das atividades agropastoris, como suinocultura, avicultura e bovinocultura. Após a realização de tal estudo, que se implemente uma política pública de subsídios, nos moldes da Lei de Incentivo à Agricultura já existente, para auxílio dos agricultores do Município."

SR. PRESIDENTE, o Vereador subscrito vem à presença de Vossa Excelência propor que, após ouvido o Plenário seja encaminhado o seguinte.

Indicação:

  

Solicitamos ao Executivo Municipal para que, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente realize um estudo técnico sobre a utilização de um produto formado por um grupo de bactérias para a compostagem de resíduos orgânicos (esterco) das atividades agropastoris, como suinocultura, avicultura e bovinocultura. Após a realização de tal estudo, que se implemente uma política pública de subsídios, nos moldes da Lei de Incentivo à Agricultura já existente, para auxílio dos agricultores do Município.

 

JUSTIFICATIVA

 

A presente Indicação tem por objetivo que seja realizado um estudo técnico sobre a utilização de pro bióticos para acelerar o processo de compostagem da matéria orgânica resultante das atividades de suinocultura, bovinocultura e avicultura. Além disso, a utilização de tais produtos é extremamente necessária para dar mais qualidade de vida aos agricultores e toda a comunidade veranense, uma vez que a aceleração do tratamento dos resíduos elimina todo o mau cheiro proveniente do esterco.

Por Veranópolis ser um município com grande potencial turístico tal iniciativa pode contribuir ainda mais para o desenvolvimento do turismo rural, tendo em vista que irá evitar os desconfortos causados pelo cheiro desagradável proveniente do esterco espalhado nas propriedades do interior.

Diante disso, verifica-se que após a realização deste estudo, que se busque implementar um subsídio, na modalidade do Programa já existente no Município, para subsidiar a aquisição deste produto formado por um grupo de bactérias.

 

 

CRISTIANO VALDUGA DAL PAI             JOÃO GUILHERME MAZETTO

Vereador                                                         Vereador            

 

 

RODRIGO COSTA                                                 VANDERLEI ZANOTTO

Vereador                                                                       Vereador            

Documento publicado digitalmente por ALINE PILETTI em 06/06/2023 às 14:57:10.
Chave SHA256 para verificação de integridade desta publicação e3b0c44298fc1c149afbf4c8996fb92427ae41e4649b934ca495991b7852b855.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://www.camaraveranopolis.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 20653.