Câmara de Vereadores de Veranópolis

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES

VERANÓPOLIS - RS

075/2022 27/05/2022 0014
Ver. Cristiano Valduga Dal Pai
"Incluir no roteiro turístico religioso do Município a História de Nossa Senhora da Santa Cruz e suas manifestações e aparições a Santa Dorotéia Menegon Farina, nascida em Veranópolis, RS, que conta com um capitel construído por fieis na Capela de São José da Primeira em Veranópolis."

SR. PRESIDENTE, o Vereador subscrito vem à presença de Vossa Excelência propor que, após ouvido o Plenário seja encaminhado o seguinte.

Indicação:

  

Solicito ao Executivo Municipal para que, através da Secretaria Municipal Turismo e Cultura, estude a possibilidade de incluir no roteiro turístico religioso do município a História de Nossa Senhora da Santa Cruz e suas manifestações e aparições a Santa Dorotéia Menegon Farina, nascida em Veranópolis, RS, que conta com um capitel construído por fieis na Capela de São José da Primeira em Veranópolis.

 

JUSTIFICATIVA

A presente indicação tem o objetivo de sugerir ao Executivo Municipal através da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura o estudo, o incentivo e a inclusão no roteiro turístico religioso de Veranópolis da História de Nossa Senhora da Santa Cruz e suas manifestações e aparições a Santa Dorotéia Menegon Farina.

Nossa Senhora da Santa Cruz manifestou-se por meio de suas aparições para a Santa Dorotéia Menegon Farina e seu filho Geraldo, durante os anos de 1944 à 1988. Nossa Senhora fez várias revelações à vidente e transmitiu ao mundo graves mensagens, pedindo oração, sacrifício e penitência.

Casada com Artibano Farina. Diversas vezes teve a participação do seu filho, então com 10 anos e hoje com quase 70 anos. Irmãos Maristas, do Colégio Medianeira, de Erechim (onde vários filhos dela professaram), fizeram anotações das mensagens, dos milagres e de diversos castigos para incrédulos ou zombeteiros. As mensagens e todos os fatos foram muito combatidos pelas autoridades religiosas, que queriam desmascarar o que consideravam uma farsa.

Proibiram a divulgação das mensagens e houve ameaças de excomunhão para quem frequentasse o local das aparições. Durante muitos anos, Dorotéia ficava estigmatizada na semana santa, imóvel no seu leito. Voltava ao normal na madrugada de Páscoa como se nada tivesse sofrido. Nas aparições de Nossa Senhora sempre anunciava sua chegada dizendo: “Penitência! Penitência! Penitência.

Nossa Senhora também no local destas aparições deixou dois sinais visíveis para os incrédulos. 

Um deles foi à fonte que brotou depois que um sacerdote duvidou da presença da santa a Dorotéia. Outro foi o surgimento de uma cruz feita no chão do quintal, local onde se dava as aparições. Por varias vezes a igreja tentou destruir esse último sinal, achando que era feito por mãos humanas. Alguns dias depois que era destruída, voltava a apareceu no mesmo local a cruz desenhada no gramado do sítio. 

Maria Santíssima continuou aparecendo à dona Dorotéia varias vezes ao ano, sobretudo nos dias da Santa Cruz. Todo o sítio foi doado por dona Dorotéia a Nossa Senhora. Lá estão até hoje a casa de madeira, estilo colonial, capelinhas, a fonte de água o local onde esta a Cruz no gramado, a capela pedida por Nossa Senhora a Dorotéia na época das aparições. Hoje os restos mortais da Santa repousam no interior da capela toda de vidro pedida pela Virgem Maria. No lado de fora da capela há um espinheiro da coroa de Cristo e varias pedras com desenhos misteriosos que foram surgindo naturalmente com o passar dos anos.

Hoje dois locais para oração dos fieis estão disponíveis um em Veranópolis e outro em Erechim.

 

CRISTIANO VALDUGA DAL PAI

Vereador

Documento publicado digitalmente por PAULA NETSON SALLA em 27/05/2022 às 10:52:00.
Chave SHA256 para verificação de integridade desta publicação e3b0c44298fc1c149afbf4c8996fb92427ae41e4649b934ca495991b7852b855.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://www.camaraveranopolis.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 16559.