#CAMARA#

Comissão de Serviços Públicos

ATA : Nº 0036
PROCESSO : Indicação n.º 200/2021
PROPONENTE : Ver. João Guilherme Mazetto e Ver. Rodrigo Felipe Angonese Costa

"Disponibilizar palestras, aos jovens dos anos finais do ensino fundamental, bem como do ensino médio, sobre educação financeira, ou alternativamente, que efetue a capacitação dos docentes para tratar o tema em sala de aula."

Ementa: Solicitamos ao Executivo Municipal para que, através de seu órgão competente estude a possibilidade de disponibilizar palestras, aos jovens dos anos finais do ensino fundamental, bem como do ensino médio, sobre educação financeira, ou alternativamente, que efetue a capacitação dos docentes para tratar o tema em sala de aula.

JUSTIFICATIVA

 

A presente Indicação tem por objetivo a criação de políticas públicas, especialmente, no que diz respeito ao ensino sobre um tema muito importante na atualidade, a educação financeira. Percebe-se que uma boa parcela da população, principalmente os jovens quando atingem a idade adulta, possuem dificuldade com relação a administração de seus rendimentos e o controle de gastos.

            Tal ensino poderá ser realizado no formato de palestras, com profissionais da área, destinadas aos jovens dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio, a realização de seminários e congressos sobre o tema. Além disso, pode ocorrer a capacitação dos professores e tal assunto ser abordado de forma detalhada em sala de aula.

            Segundo a Agência Câmara de Notícias: “A educação financeira possibilita mais condições para a tomada de decisão de forma consciente e fundamentada, devendo ser vista pelo Brasil como um dos pilares fundamentais do crescimento e amadurecimento econômico e financeiro da população e do País.

            Pode-se dizer mais, que a educação financeira é uma importante ferramenta de crescimento institucional do país, e principalmente da qualidade de vida das pessoas, gerando grandes impactos na administração pública.

 

Após análise da referida Indicação, a Comissão de Serviços Públicos apresenta parecer pela APROVAÇÃO da mesma.

            É o parecer.

 

            Veranópolis, 13 de dezembro de 2021.

   

Ver.ª Adriane Maria Parise (MDB)
Presidente

Ver. Rodrigo Felipe Angonese Costa (PSD)
Vice-Presidente

Ver. Aristeu André Caron (PTB)
Relator

Documento publicado digitalmente por ALINE PILETTI em 15/12/2021 às 13:32:35. Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação c331917521743cf7e2c167541f89da78.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://www.camaraveranopolis.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 14986.