#CAMARA#

Comissão de Constituição e Justiça

ATA : Nº 0025
PROCESSO : Indicação n.º 144/2021
PROPONENTE : Ver. Cristiano Valduga Dal Pai, Ver. Aristeu André Caron, Ver. João Guilherme Mazetto, Ver. Luis Carlos Comiotto, Ver. Rodrigo Felipe Angonese Costa, Ver. Vanderlei Zanotto, Ver.ª Adriane Maria Parise , Ver.ª Mara Lourdes Garib Guzzo e Ver.ª Maria de Lourdes Gregol

"Construir junto a Praça da Gruta Nossa Senhora de Lourdes, um “MEMORIAL”, com o nome de todas as pessoas que faleceram em Veranópolis em vista da Pandemia da Covid – 19."

Ementa: Solicitamos que o Executivo Municipal, através de seu órgão competente,  estude a possibilidade de construir junto a Praça da Gruta Nossa Senhora de Lourdes, um “MEMORIAL”, com o nome de todas as pessoas que faleceram em Veranópolis em vista da Pandemia da Covid – 19.

            Parecer: Pela APROVAÇÃO.

 

JUSTIFICATIVA

 

A presente indicação tem o objetivo de sugerir ao Executivo Municipal a construção de um “MEMORIAL” para homenagear as pessoas que faleceram em vista da Pandemia da Covid -19, e principalmente as suas famílias, que surpreendidas pelo destino não tiveram tempo e nem condições psicológicas para se despedirem de seus entes queridos.

Voltando no tempo, lembramos o dia 30 de janeiro de 2020, quando a OMS, Organização Mundial da Saúde declarou Emergência em Saúde Pública em virtude do avanço do novo coronavírus na China. No Brasil o primeiro caso oficial foi informado em 26 de fevereiro de 2020 embora estudos atestem que no Estado do Espírito Santo já circulava desde novembro de 2019, no Rio Grande do Sul o primeiro caso foi diagnosticado em 10 de março de 2020 e em Veranópolis na noite de 11 de abril de 2020 foi anunciado pela Secretaria de Saúde do Município o primeiro caso.

Naquele momento, o Brasil era o segundo país do hemisfério sul a ter o primeiro caso do novo coronavírus confirmado, as dúvidas daquela época do comportamento do vírus, das suas consequências, deixavam a população em estado de alerta. Hoje com o avanço das vacinas temos um alento, embora suas variações continuem sendo uma incógnita.

Aprender com o passado, respeitar e valorizar o presente, garantir o futuro externando nossas emoções, é a mensagem que a Câmara Municipal de Vereadores quer deixar a toda a população de Veranópolis, pois o referido Memorial será um local de respeito e permanente homenagem a todos que nos deixaram de uma forma prematura, servindo para todas as gerações o alerta, precisamos sim constantemente pensar no próximo.

 

            Após análise da referida Indicação, a Comissão de Constituição e Justiça apresenta parecer pela APROVAÇÃO da mesma.

 

            É o parecer.

 

            Veranópolis, 06 de setembro de 2021.

   

   

Ver. João Guilherme Mazetto (PSD)
Presidente

Ver.ª Maria de Lourdes Gregol (MDB)
Vice-presidente

Ver.ª Adriane Maria Parise (MDB)
Relator

Documento publicado digitalmente por ALINE PILETTI em 09/09/2021 às 08:51:03. Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação e09e92837fbc221bb2ddc0351a12dd3b.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://www.camaraveranopolis.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 13909.