#CAMARA#

Comissão de Constituição e Justiça

ATA : Nº 0023
PROCESSO : Projeto de Lei n.º 110/2021
PROPONENTE : Executivo Municipal

"Institui o Programa de melhoramento genético em bovinos de leite no Município de Veranópolis e dá outras providências."

Ementa: Institui o Programa de melhoramento genético em bovinos de leite no Município de Veranópolis e dá outras providências.

 

JUSTIFICATIVA

 

O presente Projeto de Lei objetiva criar o programa de melhoramento genético em bovinos de leite no Município de Veranópolis, a ser implementado pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

O objetivo é a implementação de um programa de melhoramento genético em bovinos de leite nas propriedades leiteiras, que apresenta uma série de benefícios, tais como:

- Aumentar a produtividade através da multiplicação de vacas de alta produção leiteira na propriedade e consequentemente a rentabilidade dos trabalhadores rurais;

- Aprimorar o rebanho leiteiro, proporcionando ao setor primário ser competitivo, na sua produtividade e qualidade, tornando as propriedades rurais atuo-sustentáveis e contribuindo para a permanência da família no meio rural.

- O aumento do número de descendentes de animais geneticamente melhorados;

- Utilizar fêmeas menos produtivas ou com características inferiores como receptoras de

embrião. Assim, estes animais não se multiplicam na propriedade e gestam as filhas das fêmeas com qualidade superior, resultando na evolução do melhoramento genético da propriedade;

- Otimizar o uso de sêmen sexado dos melhores touros disponíveis do mercado (sendo que com uma dose de sêmen é possível gerar vários embriões), expandindo o nascimento de fêmeas geneticamente melhoradas.

 

Parecer: Pela APROVAÇÃO.

 

            Após análise do referido Projeto de Lei Executivo, as Comissões de Finanças, Orçamentos e Contas e Constituição e Justiça apresentam parecer pela APROVAÇÃO do mesmo.

 

            É o parecer.    

Veranópolis, 16 de agosto de 2021.

   

   

Ver. João Guilherme Mazetto (PSD)
Presidente

Ver.ª Maria de Lourdes Gregol (MDB)
Vice-presidente

Ver.ª Adriane Maria Parise (MDB)
Relator

Documento publicado digitalmente por ALINE PILETTI em 17/08/2021 às 16:37:58. Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação a10721ac35e295c0da038f0434e55605.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://www.camaraveranopolis.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 13681.