#CAMARA#

Comissão de Finanças, Orçamentos e Contas

ATA : Nº 0023
PROCESSO : Indicação n.º 132/2021
PROPONENTE : Ver. Cristiano Valduga Dal Pai

"Criar o Programa de Incentivo de Descontos Denominado IPTU VERDE VERANÓPOLIS, no âmbito do município."

Ementa: Criar o Programa de Incentivo de Descontos Denominado IPTU VERDE VERANÓPOLIS, no âmbito do município.

 

JUSTIFICATIVA

 

No momento que o executivo Municipal discute a importância de energia alternativa dos prédios públicos achamos conveniente reapresentar essa indicação.

Várias cidades (principalmente no estado de SC) estão adaptando sua legislação para esse incentivo de benefício tributário que consiste na redução em percentuais a “serem analisados” do Imposto Predial e Territorial Urbano, aos proprietários de imóveis residenciais que adotarem as seguintes medidas (sugestão): Sistema de captação de água da chuva, sistema de reuso de água, sistema de aquecimento hidráulico solar, construção em material sustentável, geração de energia elétrica renovável (limpa), telhado verde, instalação de lixeiras separadas conforme normas para coleta do lixo, disposição e manutenção de áreas verdes permeáveis e limpeza de fossa séptica e filtro no ano civil. No caso específico desta indicação fica como sugestão que o desconto sugerido não seja cumulativo (por itens).

Caberá ao Poder Executivo regulamentar a forma e o percentual do desconto previsto.

As inovações tecnológicas aliadas a consequente melhoria na qualidade de vida dos munícipes e a grande dependência das condições climáticas, nos fizeram refletir sobre esse tema e apresentar essa sugestão que está amparada inclusive em nosso plano diretor que tem como um de seus princípios o desenvolvimento sustentável. Segue em anexo para base legal à lei municipal da cidade de Trombudo Central SC.

Parecer: Pela APROVAÇÃO.

 

            Após análise da referida Indicação, as Comissões de Finanças, Orçamentos e Contas e Serviços Públicos apresentam parecer pela APROVAÇÃO da mesma.

 

            É o parecer.

 

            Veranópolis, 16 de agosto de 2021.

   

   

Ver.ª Mara Lourdes Garib Guzzo (PMDB)
Presidente

Ver. Vanderlei Zanotto (PP)
Vice-presidente

Ver. Luis Carlos Comiotto (PDT)
Relator

Documento publicado digitalmente por ALINE PILETTI em 17/08/2021 às 16:30:54. Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 07532fc175555df91175aa8cde111360.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://www.camaraveranopolis.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 13658.