Câmara de Vereadores de Veranópolis

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES

VERANÓPOLIS - RS

042/2020 19/11/2020 0034
Ver. Jucimar Antônio Merlo
"Denomina Praça Pública de nosso município de "Praça Irmão Herbert Wildner"."

PROJETO DE LEI LEGISLATIVO Nº 42, DE 19 DE NOVEMBRO DE 2020.


DENOMINA PRAÇA PÚBLICA DE NOSSO MUNICÍPIO DE “PRAÇA IRMÃO HERBERT WILDNER”.
                                                                              

 

 

Art. 1º - Fica denominada a praça pública do Bairro Medianeira, localizada na esquina das ruas Marcelino Champagnat e Minas Gerais, de “Praça Irmão Herbert Wildner”.

 

Art. 2º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

 

CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE VERANÓPOLIS, AOS 19 DE NOVEMBRO DE 2020.

 

                                              

 

JUCIMAR ANTONIO MERLO

Vereador

 

 

                                                                      

 

 

 

 

 

 

 

CURRICULUM VITAE

 

 

O Irmão Herbert Wildner nasceu em Ijuí, no distrito de Cerro Cadeado, hoje município de Augusto Pestana, no dia 14 de outubro de 1920. Passou a infância com seus pais Emiliano Wildner e Florentina Anna Lange e com seus nove irmãos. Em 1933, com 12 anos de idade, ingressou na Casa de Formação dos Irmãos Maristas, em Passo Fundo. Seguiram-se anos de estudos e formação para a vida religiosa marista. No dia 21 de janeiro de 1939, iniciou a caminhada na Congregação Marista, marcada pela atuação no magistério e estudo de Letras Anglo-Germânicas, na PUC-RS. Sempre teve como motivação na atividade profissional, o convívio com os jovens. Atou na direção de diversos Colégios Maristas por todo o Estado do Rio Grande do Sul. Apesar de estar voltado à vida Marista, tendo na formação a sua missão primordial, sempre achou um tempo para participar nas pastorais das paróquias como Ministro da Eucaristia, conselhos municipais e outros órgãos públicos, ao longo dos seus 99 anos. Iniciou seus trabalhos em Veranópolis no ano de 1983, quando assumiu a direção do Recanto Medianeira. Em 1987 recebeu o Título de Cidadão Veranopolitano. Foi Patrono da Feira do Livro de 2011. Foi presidente do Conselho Municipal da Educação por longo período. Foi integrante do Conselho Municipal da Saúde e participou da Construção do Hospital Comunitário São Pelegrino Lazziozi. Foi integrante da Comissão Pró-Construção do Santuário N. S. Medianeira (Veranópolis). Teve participação fundamental na doação do Terreno ao E. C. Ipiranga e na construção do Centro Poliesportivo que hoje leva o seu nome. No Grupo de Jovens Medianeira, foi coordenador espiritual, conselheiro de muitos jovens e adolescente, deixando marcas em seus corações que jamais serão esquecidas.  O Ir. Herbert residiu em Porto Alegre, Antônio Prado, Erechim, Lageado, Montenegro, Guaporé, Camaquã, Viamão e Veranópolis. Dominava sete línguas: português, inglês, francês, alemão, Latim, italiano e espanhol. Presidiu palestras na França e em outros países. A denominação de uma via pública com o nome de IR. HERBERT WILDNER é uma singela homenagem do Legislativo Municipal a este ilustre morador que muito fez pelo município de Veranópolis e por seu povo.

 

CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE VERANÓPOLIS, AOS 19 DE NOVEMBRO DE 2020.

 

 

JUCIMAR ANTONIO MERLO

Vereador

Documento publicado digitalmente por ALINE PILETTI em 26/11/2020 às 10:59:28.
Chave SHA256 para verificação de integridade desta publicação e3b0c44298fc1c149afbf4c8996fb92427ae41e4649b934ca495991b7852b855.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://www.camaraveranopolis.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 10918.