Comissão de Constituição e Justiça |
||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
"Dispõe sobre a co-oficialização da língua do Talian - Vêneto brasileiro, à língua portuguesa e oreconhecimento como patrimônio cultural noMunicípio de Veranópolis/ RS." Ementa: Dispõe sobre a co-oficialização da língua do Talian - Vêneto brasileiro, à língua portuguesa e o reconhecimento como patrimônio cultural no Município de Veranópolis/ RS.
Parecer: Pela APROVAÇÃO.
JUSTIFICATIVA
O presente Projeto de Lei objetiva tornar como língua cooficial o Talian e reconhecê-lo como patrimônio cultural imaterial do Município de Veranópolis. A nossa cidade foi colonizada, em grande parte, por imigrantes italianos que trouxeram da longínqua Itália sua cultura e principalmente sua língua. O Talian é uma miscigenação de diferentes dialetos de regiões da Itália, especialmente da região do Vêneto.
Após análise do referido Projeto de Lei, a Comissão de Constituição e Justiça apresenta parecer pela APROVAÇÃO do mesmo.
É o parecer.
Veranópolis, 02 de maio de 2025.
|
||||||||||||
Documento publicado digitalmente por ALINE PILETTI em 06/05/2025 às 15:08:12. Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 73c79c3ec25db66dc216df470f2284e1.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://www.camaraveranopolis.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 27363. |