#CAMARA#

Comissão de Homenagens e Títulos

ATA : Nº 0035
PROCESSO : Projeto de Lei do Legislativo n.º 019/2022
PROPONENTE : Ver. João Guilherme Mazetto e Ver. Rodrigo Felipe Angonese Costa

"Denomina Praça Pública de nosso Município de Praça Maria Paulina Largura Chiaradia."

Projeto de Lei do Legislativo:

  

Maria Paulina Largura Chiaradia, filha de José Largura e Orsola Corrent Largura, nasceu no dia 11/07/1913 na comunidade de Nossa Senhora da Pompeia em Veranópolis. Desde muito jovem, ajudava seus pais nos afazeres domésticos e como era dedicada aos estudos, começou a frequentar a Escola Primária na sede, em Veranópolis, passando a morar na residência do Sr. Armando Toschi.

Por necessidade da família com aproximadamente 15 anos, voltou para casa e começou a auxiliar a sua vó Marina Largura, professora da comunidade na alfabetização dos moradores. Vindo a ficar enferma a vó Marina, Maria Paulina assumiu como professora titular por alguns anos. Casou-se com Avelino Ferdinando Chiaradia, no dia 28/10/1931 vindo a residir no atual Bairro Renovação, na Rua Castro Alves - 133. Como era muito ligada a educação das crianças e jovens, fez a doação de uma área de terras onde foi dado início a Escola Senador Alberto Pasqualini.

Com o passar dos anos o bairro foi crescendo e Dona Maria fez a doação de uma parte de sua propriedade para a Prefeitura Municipal, local onde foi idealizada e edificada a Praça Pública, inaugurada recentemente.

Assim, resta nítido que essa homenagem é um justo reconhecimento a Dona Maria Paulina, que sempre se preocupou com a comunidade e com o Bairro Renovação, especialmente com o Loteamento Chiaradia.

Após análise do referido Projeto de Lei Legislativo, a Comissão de Homenagens e Títulos apresenta parecer pela APROVAÇÃO da mesma.

           

É o parecer.

            Veranópolis, 08 de dezembro de 2022.

   

Ver.ª Maria de Lourdes Gregol (MDB)
Presidente

Ver. Rodrigo Felipe Angonese Costa (PSD)
Vice-presidente

Ver.ª Adriane Maria Parise (MDB)
Relator

Documento publicado digitalmente por PAULA NETSON SALLA em 08/12/2022 às 16:48:19. Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 55fb835de03a655cd15b3319a095f640.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://www.camaraveranopolis.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 18774.