#CAMARA#

Comissão de Serviços Públicos

ATA : Nº 0007
PROCESSO : Indicação n.º 037/2022
PROPONENTE : Ver.ª Gioconda Carla Dal Ponte

"Desenvolver para nosso Município uma Infraestrutura Cicloviária ( Ciclovias, ciclorotas, ciclofaixas e espaços compartilhados) visando atender a atividade turística do cicloturismo."

Ementa: Solicito ao Executivo Municipal para que, através da Secretaria de Turismo, desenvolva para nosso Município uma Infraestrutura Cicloviária ( Ciclovias, ciclorotas, ciclofaixas e espaços compartilhados) visando atender a atividade turística do cicloturismo.

 

JUSTIFICATIVA

 

A presente indicação tem o objetivo de sugerir a criação de Infraestrutura Cicloviária para colocar nosso município nas rotas turísticas do cicloturismo. A atividade turística é de grande importância no setor econômico e da geração de emprego e renda. Além de criar novos negócios, aumenta a produção  de bens e serviços, através do desenvolvimento das localidades e melhorias na infraestrutura, trazendo benefícios aos turistas e à comunidade local.

O cicloturismo é uma modalidade turística que vem crescendo consideravelmente em todo Mundo. O Brasil possui um cenário muito promissor, afinal somos um país com uma diversidade enorme, oferecendo diversas opções para a prática. Rotas como o Vale Europeu, em Santa Catarina, e o Caminho da Fé, entre São Paulo e Minas Gerais, além de destinos como a Chapada Diamantina, na Bahia, e o Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul são alguns roteiros já consolidados.

O cenário do cicloturismo no Rio Grande do Sul não é diferente e está ganhando cada vez mais adeptos. Recentemente tivemos a aprovação do Projeto de Lei Estadual nº 34/2021, o qual incentiva ainda mais o desenvolvimento do cicloturismo em nosso Estado.

Nossa cidade também vive essa realidade e a cada dia temos novos adeptos desta prática esportiva. Para comprovar isso, basta observar os números: atualmente nossa cidade conta com 3 lojas especializadas em bicicletas, as chamadas bikeshops, diversos grupos de pedal, bem como usuário do app strava.  Basta andar pela cidade para visualizar o crescente números de praticantes de ciclismo existentes nas ruas.

Poder consolidar roteiros e/ou circuitos no nosso município é uma oportunidade para o desenvolve-lo neste segmento, além de proteger nossos ciclistas de acidentes. O Cicloturismo agrega valor à cadeia do turismo sustentável, promove a mobilidade ativa e a valorização do meio ambiente, dinamiza a economia, promove a saúde, o esporte e o bem-estar para seus praticantes.

Entendo que o cicloturismo é tendência e uma oportunidade concreta para o desenvolvimento do nosso município.

 

Após análise da referida Indicação, a Comissão de Serviços Públicos apresenta parecer pela APROVAÇÃO da mesma.

            É o parecer.

 

            Veranópolis, 21 de março de 2022.

   

   

Ver.ª Adriane Maria Parise (MDB)
Presidente

Ver. Rodrigo Felipe Angonese Costa (PSD)
Vice-Presidente

Ver. Gioconda Dal Ponte (PTB)
Relator

Documento publicado digitalmente por ALINE PILETTI em 23/03/2022 às 13:51:52. Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação d9952d1d3b2125bc7b90d3e0b23e09f4.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://www.camaraveranopolis.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 15785.