Câmara de Vereadores de Veranópolis

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES

VERANÓPOLIS - RS

132/2021 12/08/2021 0023
Ver. Cristiano Valduga Dal Pai
"Criar o Programa de Incentivo de Descontos Denominado IPTU VERDE VERANÓPOLIS, no âmbito do município."

SR. PRESIDENTE, o Vereador subscrito vem à presença de Vossa Excelência propor que, após ouvido o Plenário seja encaminhado o seguinte.

Indicação:

  

Solicito ao Executivo Municipal para que, através do seu órgão competente, estude a possibilidade de criar o Programa de Incentivo de Descontos Denominado IPTU VERDE VERANÓPOLIS, no âmbito do município.

 

JUSTIFICATIVA

 

No momento que o executivo Municipal discute a importância de energia alternativa dos prédios públicos achamos conveniente reapresentar essa indicação.

Várias cidades (principalmente no estado de SC) estão adaptando sua legislação para esse incentivo de benefício tributário que consiste na redução em percentuais a “serem analisados” do Imposto Predial e Territorial Urbano, aos proprietários de imóveis residenciais que adotarem as seguintes medidas (sugestão): Sistema de captação de água da chuva, sistema de reuso de água, sistema de aquecimento hidráulico solar, construção em material sustentável, geração de energia elétrica renovável (limpa), telhado verde, instalação de lixeiras separadas conforme normas para coleta do lixo, disposição e manutenção de áreas verdes permeáveis e limpeza de fossa séptica e filtro no ano civil. No caso específico desta indicação fica como sugestão que o desconto sugerido não seja cumulativo (por itens).

Caberá ao Poder Executivo regulamentar a forma e o percentual do desconto previsto.

As inovações tecnológicas aliadas a consequente melhoria na qualidade de vida dos munícipes e a grande dependência das condições climáticas, nos fizeram refletir sobre esse tema e apresentar essa sugestão que está amparada inclusive em nosso plano diretor que tem como um de seus princípios o desenvolvimento sustentável. Segue em anexo para base legal à lei municipal da cidade de Trombudo Central SC.

 

 

CRISTIANO VALDUGA DAL PAI

Vereador

Documento publicado digitalmente por ALINE PILETTI em 12/08/2021 às 09:37:25.
Chave SHA256 para verificação de integridade desta publicação e3b0c44298fc1c149afbf4c8996fb92427ae41e4649b934ca495991b7852b855.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://www.camaraveranopolis.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 13559.