#CAMARA#

Comissão de Constituição e Justiça

ATA : Nº 0027
PROCESSO : Indicação n.º 049/2020
PROPONENTE : Ver. Cristiano Valduga Dal Pai

"Criar o Programa de Incentivo de Descontos Denominado IPTU VERDE VERANÓPOLIS, no âmbito do município."

Ementa: Solicito ao Executivo Municipal para que, através do seu órgão competente, estude a possibilidade de criar o Programa de Incentivo de Descontos Denominado IPTU VERDE VERANÓPOLIS, no âmbito do município.

 

            Parecer: Pela APROVAÇÃO.

 

JUSTIFICATIVA

 

Várias cidades (principalmente no estado de SC) estão adaptando sua legislação para esse incentivo de benefício tributário que consiste na redução em percentuais a “serem analisados” do Imposto Predial e Territorial Urbano, aos proprietários de imóveis residenciais que adotarem as seguintes medidas (sugestão): Sistema de captação de água da chuva, sistema de reuso de água, sistema de aquecimento hidráulico solar, construção em material sustentável, geração de energia elétrica renovável (limpa), telhado verde, instalação de lixeiras separadas conforme normas para coleta do lixo, disposição e manutenção de áreas verdes permeáveis e limpeza de fossa séptica e filtro no ano civil. No caso específico desta indicação fica como sugestão que o desconto sugerido não seja cumulativo (por itens).Caberá ao Poder Executivo regulamentar a forma e o percentual do desconto previsto.

As inovações tecnológicas aliadas a consequente melhoria na qualidade de vida dos munícipes e a grande dependência das condições climáticas, nos fizeram refletir sobre esse tema e apresentar essa sugestão que está amparada inclusive em nosso plano diretor que tem como um de seus princípios o desenvolvimento sustentável.

 

            Após análise da referida Indicação, a Comissão de Constituição e Justiça apresenta parecer pela APROVAÇÃO da mesma.

 

            É o parecer.

            Veranópolis, 28 de setembro de 2020.

   

   

Ver.ª Mara Lourdes Garib Guzzo (PMDB)
Presidente

Ver. Aristeu André Caron (PTB)
Vice-presidente

Ver. João Guilherme Mazetto (PSD)
Relator

Documento publicado digitalmente por ALINE PILETTI em 02/10/2020 às 15:37:07. Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 051f39a42c8ba349bb4fac738e2a8fb1.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://www.camaraveranopolis.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 10353.