#CAMARA#

Comissão de Constituição e Justiça

ATA : Nº 0025
PROCESSO : Indicação n.º 032/2020
PROPONENTE : Ver. Cristiano Valduga Dal Pai

"Estudar a possibilidade de promover campanhas com o objetivo de incentivar as pessoas a realizarem os exames de urina tipo l e creatinina sanguínea, estes exames são importantes para a prevenção da Doença Renal Crônica."

Ementa: Solicito ao Executivo Municipal, para que, juntamente com a Secretaria da Saúde, estude a possibilidade de promover campanhas com o objetivo de incentivar as pessoas a realizarem os exames de urina tipo l e creatinina sanguínea, estes exames são importantes para a prevenção da Doença Renal Crônica.

 

JUSTIFICATIVA

 

Exame de urina tipo I

O que é: Exame comum que analisa o PH, a glicose, as proteínas e diversos outros componentes da urina.

Para que serve: Ajuda na investigação de infecções e/ou disfunções do sistema urinário e também no controle de doenças hipertensivas e metabólicas (como diabetes).

 

Exame de creatinina sanguínea

O que é: A Creatinina é um importante parâmetro para diagnosticar vários problemas renais, é a substância que resulta do metabolismo da creatina, reconhecida como essencial para a energia muscular.

Para que serve: É um importante indicador das condições dos rins, sobretudo para avaliar sua capacidade de filtração. Valores aumentados apontam diminuição da função renal, desidratação, obstrução do trato urinário ou doenças musculares.

 

Parecer: Pela APROVAÇÃO.

 

            Após análise da referida Indicação, as Comissões de Educação, Saúde, Assistência Social e Meio Ambiente e Constituição e Justiça apresentam parecer pela APROVAÇÃO da mesma.

 

            É o parecer.

 

            Veranópolis, 14 de setembro de 2020.

   

   

Ver.ª Mara Lourdes Garib Guzzo (PMDB)
Presidente

Ver. Aristeu André Caron (PTB)
Vice-presidente

Ver. João Guilherme Mazetto (PSD)
Relator

Documento publicado digitalmente por ALINE PILETTI em 18/09/2020 às 16:07:41. Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 0d6387b9449bf536f965fc8202d95cf6.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://www.camaraveranopolis.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 10165.